O Ensino Fundamental de 6º ao 9º Ano propõe-se a trabalhar na formação de alunos participativos, críticos, solidários e responsáveis pelo espaço em que vivem, através de oportunidades de construção do conhecimento, fundamentadas no aprender a aprender, no aprender a pensar, no aprender a ser e no aprender a conviver, como formas para ampliação da compreensão do mundo.

As atividades de aprendizagem levam às vivências da liberdade de pensar, de refletir, de buscar soluções e de trabalhar a problematização e a compreensão da realidade.

O aprendizado ocorre numa relação interativa entre todos os envolvidos no ato de aprender e ensinar: professores, funcionários, alunos e conhecimento, num processo contínuo de formação. Assim, o espaço escolar é o lugar para transformações, solidariedade, convívio com as diferenças, erros, acertos, contradições, colaboração mútua, sensibilidade e criatividade.

O professor, numa relação de diálogo, compartilha da (re)construção do conhecimento, propiciando ao aluno condições de acesso a elementos novos e interação com eles.

O Plano de Estudos de 6º ao 9º Ano abrange aspectos da vida cidadã, considerando aspectos como: a saúde, a sexualidade, a vida familiar e social, o ambiente, o trabalho, a ciência e a tecnologia, a cultura e as linguagens. Aborda as áreas de conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Espanhola, Educação Artística, Educação Física, Informática e Ensino Religioso