Quando falamos de organização curricular das séries iniciais no Colégio Nova Estrela Guia, imediatamente pensa-se em crianças na faixa etária dos 6 anos aos 10 anos.

O Colégio organiza o seu currículo nas séries iniciais a partir de enfoques temáticos específicos para cada série. Esses enfoques permitem aos alunos perceberem a interligação entre as áreas do conhecimento e se tornam mais complexos à medida que os alunos avançam nos seus estudos.

O eixo principal da nossa proposta é o ato de aprender a pensar. Isto pressupõe a existência de uma organização interna do aluno, capaz de registrar, dando significado ao conteúdo, possibilitando, assim, que este possa avaliar, criticar, criar e intervir no ambiente em que vive.

Consideramos importante apresentar as situações, fatos e conceitos a serem estudados desta maneira, porque o aluno aprende interagindo e construindo conceitos de forma lúdica e significativa.

Fazem parte das atividades oferecidas visitas pedagógicas a museus, exposições, usinas de reciclagem, sítios arqueológicos, enfim a diferentes espaços pedagógicos que possibilitam uma aprendizagem contextualizada, instigante e desafiadora.